Keynotes

Alexandre Alves Costa
Alexandre Alves Costa é Professor Catedrático Emérito da Universidade do Porto, onde lecionou Projeto I e História da Arquitetura Portuguesa e foi diretor do Programa de Doutoramento em Arquitetura. É autor de uma vasta bibliografia publicada, sobretudo, em revistas da especialidade, portuguesas e estrangeiras. Durante a década de 1970 fundou, com Sergio Fernandez, o Atelier 15. Abordando temas relacionados com o ensino ou com a crítica e história da arquitetura, Alexandre Alves Costa tem participado em múltiplos cursos, seminários ou mesas redondas e proferido conferências em Portugal e no estrangeiro. É membro do Conselho Nacional de Cultura (Secção do Património Arquitetónico), do Conselho Municipal de Cultura da Câmara Municipal do Porto (desde 2021) e do Conselho Geral da Fundação Marques da Silva. Tem vindo a ser agraciado com múltiplas distinções, entre as quais se destaca o Grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2006), a Medalha de Ouro da Cidade de Vila Nova de Gaia (2013) e a Medalha de Mérito (Grau Ouro) da Câmara Municipal do Porto (2021).

Alessandra Chemollo
Alessandra Chemollo, licenciou-se na Universidade IUAV com uma tese sobre a relação entre arquitetura e fotografia. Realizou projectos fotográficos para ilustrar numerosos volumes, aprofundando modos específicos de leitura de obras arquitectónicas a partir de fontes documentais. Nos seus 30 anos de experiência profissional, vai da arquitetura histórica à contemporânea e desenvolve áreas teóricas com objectivos didácticos e curatoriais.

Francesco Dal Co
Francesco Dal Co é um historiador da arquitetura, teórico da arquitetura e editor italiano. É licenciado em Arquitetura pela Universidade Iuav de Veneza, onde assumiu a cátedra de História da Arquitetura em 1981 e foi diretor do Departamento de Arquitetura entre 1995 e 2003. Leccionou História da Arquitetura nos Estados Unidos da América, na Universidade de Yale, e na Suíça, na Universidade da Suíça Italiana. Para além das suas actividades académicas, Dal Co trabalha também como crítico. Em 1976, tornou-se diretor da secção de arquitetura da Mondadori Electa e, em 1996, editor da revista Casabella, ao mesmo tempo que publicava numerosos ensaios e artigos sobre arquitetura moderna e contemporânea. De 1998 a 2001, foi diretor da secção de arquitetura da Bienal de Veneza e, em 2018, foi curador do pavilhão do Vaticano. Entre 1999 e 2001, fez parte da direção da Society of Architectural Historians. Em 1989, foi nomeado membro honorário do Royal Institute of British Architects. Recebeu um diploma "honoris causa" da Universidade de Gand e da Universidade do Porto.

Gonçalo Byrne
Gonçalo Byrne diplomou-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1968.Autor de uma vasta obra, várias vezes premiada a nível nacional e internacional, a sua produção tem mostrado particular relevo nos planos patrimonial e cultural. Do seu vasto currículo, constam dezenas de obras, em Portugal e no estrangeiro, incluindo habitação, renovação urbana, equipamentos urbanos, laboratórios e universidades.Professor catedrático, convidado em Portugal e no estrangeiro, recebeu em 2005 o Doutoramento Honoris Causa pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.Foi, de 2020 a 2023, o Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos.

Roberto Collová
Roberto Collová , é um arquiteto de Palermo cuja investigação se baseia noutros campos criativos, como as artes visuais e a fotografia. A sua experimentação através de projectos de arquitetura pública tem sido constantemente acompanhada pela experiência da fotografia e de desenhos. No entanto, na investigação do arquiteto, tanto a fotografia como o desenho não são meras ferramentas de observação e análise, mas verdadeiros meios dedicados ao desenvolvimento de uma prática autónoma de expressão e narração. Roberto Collová também se dedicou à arquitetura paisagística e de jardins, à conceção de espaços abertos através de instalações reais e à produção de mobiliário, candeeiros, objectos de vários tipos e cerâmicas.

Paulo Catrica
Vive e trabalha em Lisboa.
Estudou fotografia na Ar.Co., Lisboa (1985) e História, na Univ. Lusíada, Lisboa (Licenciatura em 1992), o mestrado em Imagem e Comunicação, Goldsmith’s College, Londres (1997) e o doutoramento em Estudos de Fotografia, Univ. de Westminster, Londres (2011).
Foi Professor na Universidade Lusófona (2010-2014), na ESMAE, Politécnico do Porto(2010-2014), na ESAD, Caldas da Rainha (2010-2011), no Atelier de Lisboa (2010-2016), na FBAUL, Universidade de Lisboa (2016-2020) e na Escola das Artes da Universidade Católica, Porto (desde 2011). Actualmente é investigador do Instituto de História Contemporânea da Univ. Nova de Lisboa (desde 2014).
Expõe regularmente em instituições públicas e privadas desde 1997. Das exposições recentes (selecção): PPP, porositá, poética & politica, Escola das Artes, Univ. Católica, (Porto, 2024); No Tempo dos Dias Lentos, Fundação Eugénio de Almeida (Évora, 2023); La ricerca di un titolo (1983-2013), Câmera Escura, (Torres Vedras, 2022); Fussball ißt unser Leben, Kunsthaus Interlaken (Suiça,2022); Madonie Paesaggi 1973-2021 (Petralia Sottana, Sicília, 2022); O sítio em Vista, CEFT (Tomar, 2021); Almada, Um Território em Seis Ecologias, Museu da Cidade, (Almada, 2020); Prospectus, Carpintarias de São Lázaro, (Lisboa,2020); O desvio que fez a curva do rio, Galeria do Parque (V.N.Barquinha,2019); Grübler, Casa das Artes (Tavira, 2017); El Solitario Jorge, seiscientos veinte y dos días antes de su muerte, Galeria Presença, (Porto,2016).
Monografias : O desvio que fez a curva do rio (2019), Memorator (2015), Mode d’emploi (2014), TNSC (2011), Liceus (2005).
O seu trabalho está representado em diversas colecções de arte privadas e institucionais (selecção): Colecção de Arte Contemporânea do Estado, Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, PLMJ, Novo Banco, Museum of London, Arquivo Fotográfico de Lisboa e Centro Portugês de Fotografia.

Graça Correia, licencia-se em arquitectura pela Faculdade de
Arquitectura da Universidade do Porto em 1989. Colabora, desde essa data
até 1995, com o arquitecto Eduardo Souto Moura, com quem realiza
actualmente alguns trabalhos em co-autoria. Defende a tese de
doutoramento na Universidade Politécnica da Catalunha. É directora do
curso de Doutoramento do departamento de Arquitectura da ULP onde
leciona e é professora auxiliar convidada na FAUP, tendo leccionado e
feito revisões críticas em várias universidades. Funda em 2005 com
Roberto Ragazzi a CORREIA/RAGAZZI Arquitectos. As suas obras têm sido
publicadas, exibidas e premiadas nacional e internacionalmente. Em 2008
participa nas comemorações dos 80 anos da Casabella, através da
iniciativa Viaggio in Portogallo. 3 lezioni di architettura. Estas aulas
tiveram como objectivo dar aos estudantes da Facoltà di Architettura
Civile del Politecnico di Milano e da Università IUAV di Venezia a
oportunidade de conhecer “i più promettenti esponenti della cultura
architettonica portoghese, assurta a un ruolo di eccellenza nel panorama
internazionale.”